segunda-feira, 26 de setembro de 2011

LAVAGEM POR BAIXO DO CARRO

Quem mora ou viaja muitas vezes ao ano para a praia maresia, pouco afeta os automóveis mais novos, entenda-se os com menos de dez anos. Antigamente, as carrocerias não tinham um tratamento anticorrosivo tão bom. Embora não dispense uma boa lavagem, a lataria não forma tão facilmente focos de ferrugem, como ocorria com modelos de 15 ou 20 anos atrás. Os que mais sofreriam com a areia fina, filtros de ar e de combustível, não vão precisar de cuidados especiais, desde que estejam em ordem, o tal óleo de mamona para proteger a lataria do carro é uma receita antiga, usada por motoristas preocupados com a corrosão provocada pelos ares da praia. A contra-indicação deve-se a interferência do óleo nos produtos aplicados pela fábrica para proteger as soldas, como a cera sigilante e o selante anti-ferrugem. "O preparado de mamona é indicado no caso de caminhões e carros antigos, que são montados em cima de um bloco. Hoje, os veículos são montados peça a peça, através de solda.
Dicas: Para se ter uma boa lavagem por baixo siga corretamente estes passos.
1º Aplique o produto para limpeza diretamente nos paralamas e chassi do carro.( A não ser se for carros com muito barro recomendo jorgar agua antes para retirado do mais grosso.)
2º Deixe o produto agir por alguns minutos.
3º Enxague retirando toda sugeira se for preciso repita ao operação.
4º Após o carro limpo se preferir uma aplicação de lubrificante recomendo oleo hidraulico aquele de transmição automatica (obs: deve ser aplicado puro e com o chassis do carro inteiramente seco pois assim vai ser muito eficiente.)
https://twitter.com/fabiotheblack

LAVAGEM DO MOTOR

Muitas pessoas gostam de manter seu carro sempre limpinho. Passam horas lavando, encerando, dando brilho na pintura. Depois, vem a parte interna, aspira, limpa o estofamento e lava os carpetes de borracha, além é claro, passar silicone no painel e limpar bem os vidros. Para quem já fez tudo isso, não custa nada lavar o motor, quer dizer, não custava. Atualmente, os motores possuem diversos sensores que fazem parte do sistema de gerenciamento eletrônico do sistema de injeção e ignição. Alguns desses sensores, principalmente o sensor de fluxo de ar e o sensor de posição de borboleta não podem ser molhados, pois, a água infiltra na trilha do seu potenciômetro com muita facilidade, ocorrendo erros de medição e, conseqüentemente, falhas no funcionamento do motor.
Pior ainda, se a lavagem for feito em lava-rápidos, onde normalmente se utiliza de uma máquina para efetuar a limpeza.
Além dos sensores, alguns veículos, utilizam a unidade de comando do sistema de injeção no compartimento do motor. Uma vez danificada, deve ser substituída, aí, uma simples lavagem pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.
Mesmo assim depois de tudo você ainda desejar lavar o motor ai vai algumas dicas.
Nunca lave o motor se ele estiver quente pois com o choc da agua fria com o motor quente pode trincar o cabeçote do carro.
Sempre adicionar o pruduto para a limpeza do motor antes de jogar agua pois fazendo isso o produto age mais eficazmente.
O uso do oleo diesel pode ser feito mais depois deve ser retirado do motor, um outro produto bem eficaz na limpeza do motor é o sabão em pó contanto que não deixe ele atingir a parte externa da pintura do carro que pode ocasionar manchas na pintura.
Após o motor lavado recomendo as secagem de cabos das velas fios e sensores com ar comprimido ou aquele anteferrugem conhecido que também funciona bem para tirar a umidade.
É muito importante ligar o carro em seguida após a lavagem do motor e deixa-lo funcionando em marcha lenta até que a ventuinha ligue pois assim você tera certeza que o sistema de aferecimento do carro esta funcionando.
Outra dica importante: Alguns carros possuem o modulo de ingeção junto ao motor.

https://twitter.com/fabiotheblack

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LIMPEZAS DE VIDRO E CINTOS DE SEGURANÇA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS ESPECIFICOS

Vidros

Limpe as partes interna e externa dos vidros, utilizando um produto de limpeza, comercialmente disponível.

Também é possível usar um pano umido com agua e jornal. Isso removerá a opacidade acumulada nos vidros.(OBS: O jornal não é indicado em carros que vidros tenham peliculas neste caso pode se usar o jornal nos vidros por fora e somente pano umido por dentro

É importante ressaltar que muitos vidros traseiros possuem filamentos do desembaçador embutidos. Ao esfregar com força no sentido vertical, esses filamentos podem ser rompidos ou deslocados. Portanto, ao limpar o vidro traseiro, esfregue horizontalmente de maneira suave.

DICAS: Após os vidros das portas limpos para que não fiquem com marcas ao limpa-los abaixe-os um dedo.


Desodorizadores

Se utilizar um desodorizador, recomenda-se que seja do tipo sólido. Alguns desedorizadores líquidos contêm produtos químicos que podem descolorir ou deteriorar os tapetes, carpetes e estofamentos, ou peças de acabamento.

Se um desedorizador líquido for utilizado, certifique-se de fixá-lo bem para que não seja derramado com o veículo em movimento.



Cintos de Segurança

Se os cintos de segurança ficarem sujos, limpe os com um pano bem umidecido com agua.
Segure o cinto com uma das mãos e a outra envolva o pano  entre o cinto e só puxar.

Não empregue solventes fortes ou abrasivos, que poderiam desgastar o material do cinto de segurança ocasionando grave risco de segurança ao comprometer a resistência cinto.

Antes de utilizar o veículo, deixe o cinto secar naturalmente.

O acúmulo de sujeira nas fivelas e suportes de fixação podem fazer com que os cintos se retraiam lentamente. Limpe o interior das fivelas metálicas com um pano umedecido.

Silicone:

Os silicones automotivos foram desenvolvidos para proteger as supeficies plasticas dos carros contra os raios solares e evitando assim o rececamentos dos paineis e para choques dos carros.
Dicas: Exitem varias marcas de silicones no mercado em forma liquidas os mais tradicionais e gel , em spray  mais muito cuidado ao adiquirir este prudutos verifique a marca procedencia pois exitem muitos no mercado que ao inves de proteger acaba estragando.
Sua aplicação: Ele pode ser aplicado em paineis de carros borrachas. (Obs. Recomenda-se que antes da aplicação do silicone deve antes limpar bem a area a ser aplicada muito cuidado com paineis cinza claro forração das portas pois a aplicação de forma errada pode depois lhe custar uma higienização interna.

LIMPA PNEUS OU PRETINHO:

Exitem varias marcas e tipo de limpa pneus mais se preferir ai vai uma receita.

DICAS:
Agua com açúcar forma uma "colinha" que junta todo tipo de sujeira, além de ressecar a borracha do pneu, pois a mistura com açúcarXágua torna-se ácida depois de um certo tempo.

Existe um metodo caseiro, que na verdade de caseiro não tem nada, pois vai fazer na sua casa.

Você precisa apenas de cera de chão siliconada.
Como fazer em casa: 2 litros de cera residencial (branca ou incolor) líquida e sem cheiro (se a cera for com silicone melhor ainda). 1 frasco 50ml de corante preto para tintas Latex (ou tinta à base de água) Existe uma marca bem conhecida desse corante.
Misture tudo, agite, e tá feito o "pretinho" como é chamado aqui no interior de SP.

Se a cera for com silicone o "pretinho" tambem pode ser usado no painel e para-choques do carro, desde que não tenham pintura e sejam pretos é obvio! Dá um brilhão e proteje o painel e pneus.

Obs. O brilho no pneu pode ser controlado! Para isso é só diminuir a quantidade de corante na cera.

Se aumentar a quantidade de corante o "preto" fica mais intenso, porém sem brilho!

https://twitter.com/fabiotheblack

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO INTERNA


LIMPEZA DO CARPETE 

Muita gente acha que a limpeza interna do carro é a hora mais dura. Aqui vai algumas dicas para facilitar sua vida.
Primeiro começamos com a retirada cuidadosa dos tapetes do carro, na retirar os tapete do carro para aspirar pegue os tapetes cuidadosamente de uma ponta a outra e assim evitando que a jugeira sobre o tapete caia sobre o carpete do carro e dificultando ainda mais a limpeza do carro.
Segundo se carpete do carro estiver muito sujo você pode ganhar muito tempo pegando uma escova estas de lavar roupa, e escovando uma parte de cada vez do carpete como se fosse uma pequena vasoura e juntando a sujeira no canto, vazendo isso você vai ver como fica muito pratica a limpeza do carpete.

BANCOS E ESTOFADOS
Para uma boa limpeza  nos bancos do carro recomendo uma boa escovada sempre de cima para baixo no escosto e de dentro pra fora o asento e após esta tarefa passe o aspirador para retirar as particulas menores de poeira. OBS.( Efetuar esta tarefa antes de começar a limpar o carpete.)
Bancos em couro requer um cuidado especial aspireo e enseguida passe um  pano umido para retirar as sujeiras mais dificeis.

DICAS:
- Tecido (bancos e assentos), utilizar água com sabão liquido.
Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita adesiva enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita.Quando sentir que a fita não tem mais efeito, troque por um novo pedaço e continue.
- Couro (bancos e assentos), hoje no mercado existem varios produtos para a hidratação e conservação dos bancos em couro.
Nunca use silicones ou algo assim nos bancos, quando os bancos estiver com trincas marcas de desgaste, procure uma loja especializada em roupas em couro compre um hidratante na cor do seu banco este produto parece um bisnaga de graxa de passar no sapato mais não é.
É  um produto proprio para jaquetas em couro. para o carro você vai gastar 02 bisnagas.
Obs: este produto não é barato mais e eficiente e vai deixar os bancos novos e com aquele cheiro inigualavel do couro. 
- Plásticos (painel de bordo cinza claro, guarnições das portas brancas e tecidos do teto) utilizar um birrifador aqueles de limpar vidros adicione agua com detergente mult uso azul ou verde se preferir, com um pano limpo.
Sabe aquelas frestinhas dificil de limpar você pode usar como auxilio um pincel limpo e seco para limpa as grades do ventilador etc. (Nunca limpe o painel do carro com alcool pois com a reação solar pode queimar o plastico).
- Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes.
- Deve-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais.
Se a mancha não sair na primeira tentativa, leve o veículo para um lava-rápido. O tecido pode estragar se você insistir
HIGIENIZAÇÃO:


Na hora de tirar aquelas manchas do interior do carro que teimam em não sair, além de eliminar de vez os odores impregnados, o serviço de higienização é o mais indicado. O procedimento completo inclui a lavagem dos bancos, carpetes, forros das portas e teto, levando de quatro a seis horas para ser finalizado, dependendo da situação do veículo. Os serviços também podem ser feitos individualmente. A maior vantagem da higienização completa é deixar o carro com aspecto de novo, e os produtos usados no serviço também previnem futuros problemas na conservação dos tecidos. E não só os bancos do tecido podem ser recuperados no caso de manchas e desgastes. Os de couro são revitalizados com a aplicação de um produto específico, que será aplicado por toda a superfície do banco, especialmente nos cantos e dobras, onde a sujeira mais se acumula. Esse é mais um serviço que valoriza seu carro, pois mantém o interior livre de odores e sempre com aparência de novo.

https://twitter.com/fabiotheblack
  • Chiclete coloque uma pedra de gelo e remova após o endurecimento





  • Açúcar aplique água e enxugue





  • Balas e doces aplique glicerina, seguida pela receita doméstica* e enxugue





  • Batom retire o excesso com espátula. Passe um pano umedecido com benzina, seguido pela receita doméstica* e enxugue





  • Sorvetes e frutas aplique a receita doméstica* e lave com água morna. Enxugue





  • Leite primeiro, use água. A seguir, aplique sabão neutro e enxugue se o seu aspirador de pó for aqueles que também aspira agua você pode usar como auxilio.





  • Óleos, graxa e gorduras passe um pano com benzina e, depois, outro com água e sabão neutro.





  • Perfume use a receita doméstica* e enxugue.





  • Sangue, urina e vômito aplique a receita doméstica* e enxugue para amenizar o odor use a receita caseira.
     



  • *Receita doméstica um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e alcool. 




  • Estofamento 

    Use o mínimo possível de água. Os bancos possuem espumas que absorvem o líquido. Por isso, é difícil secar as peças por completo se o seu aspirador também aspira agua pode usa-lo como auxilio.




  • A maioria das manchas pode ser limpa com água e sabão neutro, enxugando a seguir.





  • Óleo, graxa e gordura devem ser "enxugados". Primeiro, remova o excesso. Depois, passe um pano umedecido com benzina.
  • quarta-feira, 21 de setembro de 2011

    POLIMENTO, CRISTALIZAÇÃO, ESPELHAMENTO OU ENCERAMENTO NO CARRO

    O polimento serve para corrigir alguns arranhões e manchas na pinturas do carro.
    Este tipo de procedimento serve como o ultimo recurso para a pintura do carro, pois o polimento feito com politriz desgasta a pintura do carro tirando assim camadas da pintura deixando ela mais fina.
    Existem hoje no mercado varios tipo de produtos para fazer um bom polimento os mais conhecidos são: A massa para polir Nº 01 e massa para polir Nº 02.
    A massa nº 01 é mas abrasiva de cor marrom é muito usada em pintura de carros mais antigos.
    A massa nº 02 é menos abrasiva de cor branca é indicada para todo tipo de pintura.
    dicas: Sempre após o polimento para um maior brilho e acabamento e durabilidade deve encerar o carro.
    Antes de começar o plimento você deve proteger com fita crepe as borrachas, parachoques se não forem pintados na cor do carro evitando assim que após o polimento fiquem esbranquiçadas.

    CRISTALIZAÇÃO
    A cristalização chegou no mercado brasileiro no final dos anos 90, revolucionando o mercado de polimento.
    Hoje em dia no mercado existem varios tipos e marcas de cristalizadores.
    Os cristalizador foi criado nos EUA é um produto com alto teor de teflon para faciltar a vida dos consumidores que gosta de deixar o carro sempre limpo e brilhando com sua alta durabilidade e proteção.
    Algumas marcas de cristalizadore prometem até 06 meses de garantia ou 64 lavagens de acordo com  termo de garantia e especificação de uso sem perda de brilho e proteção na pintura do carro.
    Dica: Para um bom resultado de uma cristalização dependendo das condições da pintura ou ano de fabricação do veículo deve ser feito 1º o polimento para correções de arronhões e impurezas da pintura enseguida a pintura do carro deve ser lavada e retirado todo vestigio da massa de pólir, para ai sim ser aplicado o cristalizador.


    ESPELHAMENTO
    Espelhamento é  feito com produtos especiais (o polidor tem agentes de polimento extra-finos, e a cera tem uma percentagem bem maior de óleo da carnaúba, ou uma resina sintética, que faz as vezes da cera de carnaúba) que somente faz efeito se aplicado com equipamentos profissionais.
    Dicas: Você também encontra ceras a base de carnaúba em lojas do genero e supermercados
    que também dão um otimo resultado. Obs: não subistitui o espelhamento.
    (carnaúba é um tipo de palmeira que originaria do nordeste do Brasil.)


    ENCERAMENTO
    Todo mundo acha muito simples encerar um carro, mas não é bem assim.
    Cada cor de carro tem o tipo de cera ideal.
    Ex: Um carro de cor preta ou vermelha recomendo um cera teflon pois esta cores com a reação do tempo principalmente os raios solares tem maior facilidade  de queimar.
    Dicas: Hoje no mercado também existe cera exclusiva para pintura queimadas.
    Ceras coloridas.
    Existem cera para toda cor de carros oferencendo verdadeiros milagres mais muito cuidado ao adquirir este tipo de produto ela usada de forma erreda pode trazer serias dor de cabeça.
    Para este produto ter uma maior performance aconselho fazer 1º o polimento assim corrigindo o maior numero possivel de arranhões para ai sim posteriormente aplicar a cera colorida.
    Dicas: Nunca aplique este tipo de cera sobre o sol e sempre por partes de cada vez, proteja  as borrachas frisos que após ao secar é dificil a retirada do produto dos mesmos.
    Sabe aqueles vãozinhos emplemas dos carros que ficam cheios de cera use uma escova de dente macia para retira - las.
    Para não manchar o carro preto encere-o com a pintura fria e na sombra e passe e retire a cera de forma verdical. 

    https://twitter.com/fabiotheblack

    terça-feira, 20 de setembro de 2011

    PROTEGENDO A PINTURA:

    Passar uma cera sem abrasivos de preferencia com teflon ajuda a proteger a pintura contra pequenos riscos,manchas,agua da chuva,etc.
    É recomendável,pois além de dar brilho,protege e deixa a pintura sempre nova.
    Pesquise no manual do carro que lá diz que tipos de produto pode-se passar na lataria do carro.
    Existem tambem novos produtos no mercado que facilita a vida do consumidor.

    Como ceras liquidas dica: Apos a lavagem do carro num balde com agua limpa dilua a cera e
    aplique na pintura com o carro ainda molhado e seque-o em seguida com pano limpo e seco e após seca-lo passe uma flanela para dar o brilho.
    Para tirar manchas mais dificeis como: Infiltrações da lage esfregue metade de um limão na mancha.

    https://twitter.com/fabiotheblack

    LAVAGEM EXTERNA

     O grande desafio de uma boa limpeza de carro é manter a pintura intocável. Sujeiras “eternas”, sol e maus produtos são um sofrimento para a tinta. A má manutenção acaba criando manchas e riscos que tiram o brilho da lataria, deixa-os menos imponentes e, claro, menos valorizados.
    Primeiro ato para limpar um carro é usar água. Parece meio óbvio, mas não é , portanto passar um pano para tirar o pó é uma péssima idéia. O que acontece é que a própria sujeira pode arranhar a tintura. Por mais macio que seja o pano, arrastá-lo sobre um capo seco levará toda poeira e pedregulho a um atrito direto com o carro. E não queremos isso! Aliás, a água é importante, mas não exagere. Aí a questão já não é o seu carro, mas aquele ato de ficar horas no jardim com uma mangueira é de um desperdício terrível. Pela mãe natureza, use um balde ou  uma vasilha apropriada  e pronto. Agora, leve o seu carro para a sombra porque o sol com produtos químicos pode deixar manchas. Se o local não tiver sombra lavar o carro por partes e enxaguando em seguida para não correr o risco do shampoo secar na pintura. O que resta, então, é usar os melhores produtos para fazer a sua lavagem.(se não tiver shampoo automotivo pode ser subistituido por detergente aquele de lavar loça no entanto que seja neutro.)
    O que muita gente não sabe é que o produto a ser utilizado não é um mero detalhe, muito longe disso. Não é incomum, por exemplo, pessoas que usam sabão em pó ou sabão de coco para limpar seus possantes. E isso é um erro. Um produto para carro tem que ter a textura e a acidez correta para não prejudicar a tinta. Um produto de limpeza convencional pode ser bom para suas roupas, mas manchará e tirará o brilho do seu automóvel. O mais indicado nesse caso é o shampoo para carros,(Se for shampoo com cera é recomendavel q se aplique na sombra.) Que limpa sem nenhuma agressão à pintura. Para uma limpeza geral, misturá-lo com a água e aplicá-lo no carro já faz um grande serviço. No entanto, para aquelas manchas mais difíceis, o melhor é aplicá-lo concentrado, diretamente no local. Essa dica vale para manchas de pesadas como graxa e óleo, você tambem pode usar querosene para retirada de pixe mas quando o carro ja esteja lavado e seco pois se vc aplicar o querosene junto com a agua não surtira o efeito pois é um produto enflamavel obs: Importante apos a remoção do pixe lavar bem a area com querosene pois ela pode danificar a pintura se secar no tempo.
    Já os pneus merecem uma atenção diferente. Isso porque alguns produtos podem agredir a borracha, comprometendo a sua duração. Nele, devemos dispensar qualquer produtos derivado do petróleo, prejudicial ao produto. A melhor opção é uma escova de roupa ou uma escova de coco que devem ser aplicada  esfregando.
    Ja as rodas merecem um cuidado especial, se for aquelas de liga leve esportivas com desenhos e cantos dificil de limpar recomendo um pincel macio o uma escova de dente.
    A limpeza do carro deve ocorrer toda semana, afinal, algumas sujeiras podem acabar manchando a tintura se não forem removidas rapidamente. Mas a freqüência também não deve ultrapassar muito disso. Lembre-se que excesso de água causa enferrujamento precoce na lataria. Logo, lembre também de deixar o seu carro sempre seco.

    DICAS:


  • Manchas de combustível misture óleo de motor sem uso com  uma estopa ou flanela e esfregue no local afetado. Quanto mais recente for a mancha maior a eficiência dessa dica.









  • Depois de tomar chuva não é recomendável passar pano ou flanela para secar o carro. A poeira que se acumula com o dia a dia pode riscar a pintura.


  • https://twitter.com/fabiotheblack