segunda-feira, 26 de setembro de 2011

LAVAGEM DO MOTOR

Muitas pessoas gostam de manter seu carro sempre limpinho. Passam horas lavando, encerando, dando brilho na pintura. Depois, vem a parte interna, aspira, limpa o estofamento e lava os carpetes de borracha, além é claro, passar silicone no painel e limpar bem os vidros. Para quem já fez tudo isso, não custa nada lavar o motor, quer dizer, não custava. Atualmente, os motores possuem diversos sensores que fazem parte do sistema de gerenciamento eletrônico do sistema de injeção e ignição. Alguns desses sensores, principalmente o sensor de fluxo de ar e o sensor de posição de borboleta não podem ser molhados, pois, a água infiltra na trilha do seu potenciômetro com muita facilidade, ocorrendo erros de medição e, conseqüentemente, falhas no funcionamento do motor.
Pior ainda, se a lavagem for feito em lava-rápidos, onde normalmente se utiliza de uma máquina para efetuar a limpeza.
Além dos sensores, alguns veículos, utilizam a unidade de comando do sistema de injeção no compartimento do motor. Uma vez danificada, deve ser substituída, aí, uma simples lavagem pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.
Mesmo assim depois de tudo você ainda desejar lavar o motor ai vai algumas dicas.
Nunca lave o motor se ele estiver quente pois com o choc da agua fria com o motor quente pode trincar o cabeçote do carro.
Sempre adicionar o pruduto para a limpeza do motor antes de jogar agua pois fazendo isso o produto age mais eficazmente.
O uso do oleo diesel pode ser feito mais depois deve ser retirado do motor, um outro produto bem eficaz na limpeza do motor é o sabão em pó contanto que não deixe ele atingir a parte externa da pintura do carro que pode ocasionar manchas na pintura.
Após o motor lavado recomendo as secagem de cabos das velas fios e sensores com ar comprimido ou aquele anteferrugem conhecido que também funciona bem para tirar a umidade.
É muito importante ligar o carro em seguida após a lavagem do motor e deixa-lo funcionando em marcha lenta até que a ventuinha ligue pois assim você tera certeza que o sistema de aferecimento do carro esta funcionando.
Outra dica importante: Alguns carros possuem o modulo de ingeção junto ao motor.

https://twitter.com/fabiotheblack

Nenhum comentário:

Postar um comentário